quarta-feira, 29 de maio de 2013

Um misterioso objecto na nuvem de Oort dirige-se para o sistema solar

Os astrónomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, sigla em Inglês) observaram um objeto se aproxima do sistema solar proveniente da misteriosa Nuvem de Oort, relata o portal Universe Today.

O objeto, chamado 2010 WG9 e, segundo especialistas, tem uma rotação extremamente lenta, foi expulso de sua órbita e está caminhando para o nosso sistema solar, o que tornou possível ter uma visão sem precedentes do corpo.

Da Nuvem de Oort procedem a maioria dos cometas, mas a observação desses objetos é muito difícil por estarem rodeados por nuvens brilhantes de poeira e gás . No entanto, o 2010 WG9 não está coberto de poeira e gás e também mantém a sua superfície original intacta, já que ele não vai aproximar-se o suficiente do nosso sistema solar e não se vai queimar.

De acordo com David Rabinowitz, autor das conclusões sobre o corpo, "esta é uma oportunidade única de observar um objeto inalterado formado no mesmo tempo que o sistema solar . "

"Muito pouco se sabe sobre a nuvem de Oort: quantos objetos estão na mesma, quais são suas dimensões e como ele foi formado", disse Rabinowitz. Portanto, observar com mais detalhes o 2010 WG9, podem ajudar a "entender a origem do sistema solar", acrescentou.

O 2010 WG9, cientistas da Universidade de Yale estiveram observando desde à dois anos, foi descoberto pelo telescópio La Silla, que a ESO tem no Chile. A maior parte das observações foram feitas com a câmara ANDICAM Cerro Tololo Observatory, também no Chile.

Tradução Google

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...