quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Para provar que não é um robô, clique aqui

Para provar que não é um robô, clique aqui

Esqueça as letras distorcidas e ambíguas com que, até agora, teve de provar ao Google que não é um computador, mas uma pessoa

A Google anunciou que desenvolveu um novo método para distinguir os humanos das máquinas e é bem mais simples do que a sequência de caracteres usada até agora: fazer um clique num quadradinho junto à afirmação "Não sou um robô".

Segundo a gigante da Internet, é possível distinguir entre um utilizador e um programa automático através de pistas que podem ser tão subtis como a forma de mover o rato nos instantes antes de clicar na referida caixa.

"Para a maioria dos utilizadores, isto simplifica dramaticamente a experiência", acredita o gestor de produto da equipa Captcha ("Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart", ou, na tradução, Teste de Turim completamente automático para distinguir computadores de humanos) da Google.

Em vez de depender do tradicional texto distorcido, os sistemas da empresa vão estar de olho em várias pistas: além do movimento do rato, o endereço de IP e os cookies vão ser tidos em conta na hora de avaliar se aquele utilizador é, de facto, humano.

"Tudo isto dá-nos um modelo de como um humano se comporta", explica Shet, à Wired. 

Nos casos em que esse clique único não dê uma resposta conclusiva, aparecerá uma janela pop-up com... a boa e tradicional sequência de caracteres distorcidos.

Para os smartphones e tablets, a verificação será, no entanto, feita de forma diferente. Ainda segundo a Wired, nestes dispositivos será apresentado ao utilizador um conjunto de imagens, que deverão distinguir. Por exemplo, poderá ser mostrada a imagem de um gato, solicitando ao utilizador que assinale as outras imagens que também têm gatos, entre vários com outros animais, o que seria difícil para um robô.

Fonte: Visão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...