quarta-feira, 17 de junho de 2015

Como é que a Google testa os seus balões de Internet? Com um congelador gigante


Os balões com dez metros de altura têm que estar preparados para flutuar nas temperaturas geladas da alta atmosfera.

O projeto da Google que levar acesso Internet aos lugares mais remotos do mundo através do uso de balões continua a avançar. Agora, os balões de quase dez metros de altura estão a ser testados para serem usados na alta atmosfera, onde faz muito frio. E para isso é preciso um enorme congelador.


Para encontrar um, o Projeto Loon viajou da Califórnia para a costa oposta dos Estados Unidos, para uma base da força aérea norte-americana no estado da Flórida. É lá que fica o Laboratório Climático McKinley, um espaço de cinco mil metros quadrados que tem a capacidade de alcançar temperaturas abaixo dos 50 graus negativos.

"É um congelador gigante na Flórida", resumiu à revista Wired um dos responsáveis pelo projeto, Mahesh Krishnaswamy. Habitualmente, os balões são testados num antigo hangar de dirigíveis perto do laboratório de investigação da Google, na Califórnia, mas esse espaço não tem capacidade de arrefecer.

Os balões deste projeto terão que flutuar na estratosfera, a uma altitude duas vezes superior àquela em que voam os aviões, onde podem aproveitar fortes correntes de vento para chegar onde são necessários. No entanto, as baixas temperaturas exigem uma preparação especial.

A equipa que desenvolve o projeto está agora a procurar furos nos balões que surjam nas temperaturas extremas, e a tentar criar formas de fabricar, transportar e distribuir os balões de maneira a evitar o surgimento desses furos, conta a Wired.

Os balões da Google já são capazes de permanecer no ar durante meses. O Projeto Loon, cujo nome é uma brincadeira com a palavra "balão" em inglês e uma palavra coloquial para "louco", dura há dois anos e espera conseguir levar rede Internet a locais da Terra que ainda não a têm, o que representa cerca de dois terços da população mundial, através destes balões.

Num projeto com o mesmo objetivo mas uma estratégia diferente, o Facebook está a experimentar drones que transmitirão Internet através de lasers e possam permanecer no ar durante vários meses.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...