terça-feira, 30 de junho de 2015

Este quadro de Bento XVI com 17 mil preservativos está a deixar muita gente furiosa

A obra chama-se “Eggs Benedit” e foi criada por Niki Johnson
A obra chama-se “Eggs Benedit” e foi criada por Niki Johnson
O retrato foi adquirido por um museu nos EUA e isso está a deixar os católicos furiosos.

Liberdade de expressão ou blasfémia? O certo é que o papa Bento XVI está retratado através de preservativos. O motivo é protestar contra a opinião da Igreja sobre o uso deste meio contraceptivo e de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis.

A obra intitulada de “Eggs Benedit” foi criada por Niki Johnson e adquirida por um advogado da cidade ligado aos direitos dos homossexuais, Joseph Pabst. Segundo o jornal local “Sentinel”, a obra custou ao advogado 25 mil dólares e foi, depois, doada ao museu de arte de Milwaukee.

A obra de arte retracta o papa Bento XVI através de uma original junção de 17 mil preservativos. O museu em causa já recebeu dezenas de reclamações de Católicos furiosos, enquanto alguns fãs do artista têm apoiado a opção do museu e feito pedidos para que a obra seja exibida.

© cortesia de Niki Johnson

Johnson diz que a inspiração lhe veio de um discurso do papa Bento XVI em 2009, quando este referiu que os preservativos apenas serviam para agravar o problema da SIDA em África.

O Arcebispo da cidade Milwaukee, Jerome Listecki, comentou a situação disse que a decisão do museu de exibir esta obra é um insulto. “O retracto é um ataque intencional à nossa tradição e aos ensinamentos da Igreja, além de ser também um golpe publicitário para o artista”, acrescentou um outro membro da Igreja na localidade. Em protesto, vários sócios do museu decidiram cancelar as quotas, além de um patrocinador pôs fim ao apoio financeiro que dava ao museu.

Por outro lado, o director do museu, Dan Keegan, disse em comunicado que a esperança é que a peça vá “trazer não só controvérsia, mas também a abertura de uma discussão pública sobre o assunto – foi a intenção do artista ao executar a obra”. O director afirmou, ainda, que em apenas 10 dias o museu já vendeu um número recorde de bilhetes.

Uma fonte próxima do museu explicou ao jornal “Sentinel” que a intenção não foi ridicularizar, nem desrespeitar a imagem da Igreja ou do próprio papa, mas sim abrir discussão acerca do tema SIDA.

Apesar de o museu ter anunciado a aquisição da peça este mês, o “Eggs Benedict” está programado para ser exibição a partir de Novembro. Por agora, o museu está encerrado para remodelação. A instituição está a ponderar apresentar também um painel inter-religioso, para que se crie debate em torno da obra.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...