segunda-feira, 22 de junho de 2015

Homem ou mulher? Olhe para os lábios


O cérebro demora milésimos de segundo a perceber uma diferença subtil

Sempre que olhamos para o rosto de alguém, o cérebro capta as mais subtis pistas sobre o género a partir das variações na cor da pele. O contraste entre a pele os lábios, por exemplo, é mais pronunciado nas mulheres que nos homens e o cérebro não precisa de mais do 12 milissegundos para identificar esta diferença. Também há pequenas variações nos tons na zona dos olhos e sobrancelhas, mas que demoram mais a serem interperetadas pelo cérebro.

As conclusões são de uma dupla de investigadores do departamento de psicologia da Universidade de Montreal, que pediu a 100 participantes para advinharem o género de 300 pessoas a partir de imagens de partes diferentes das suas caras, umas a cores, outras a preto e branco, exibidas apenas durante 200 milésimos de segundo.

Os resultados mostram que a informação acromática na zona dos olhos e sobrancelhas, bem como a informação cromática na área da boca são as mais relevantes na determinação do género.

"O contraste [entre os lábios e a pele] é mais pronunciado nas mulheres do que nos homens porque a sua cor de pele, normalmente, contém menos vermelho e, logo, mais verde", explica o investigador Dupuis-Roy. "Este contraste é percebido pelo nosso cérebro como uma característica feminina".



Ler mais AQUI 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...