terça-feira, 14 de julho de 2015

Acompanhe a NASA em direto na passagem da sonda New Horizons por Plutão

tek new horizons

Devido à grande distância que separa Plutão do planeta Terra não é possível acompanhar tudo “ao segundo”, mas a Agência Espacial Norte-Americana abre "as suas portas" para que toda a Internet possa partilhar a importância do momento.

Será a maior aproximação de sempre de um equipamento construído pelo Homem àquele que é um dos astros mais distantes do Sistema Solar. Depois de passar por Plutão, a sonda New Horizons vai ainda visitar alguns elementos da Cintura de Kuiper, mas o momento que se registará hoje, 14 de julho, às 12:49:58 em Portugal Continental, marcará a história da exploração espacial.

Mas devido à grande distância que separa a New Horizons do planeta Terra não é possível acompanhar a aproximação em direto - serão precisas quatro horas e meia para ter dados mais precisos. Existem no entanto alternativas que podem satisfazer os mais entusiastas.

Uma dessas alternativas é acompanhar a equipa da NASA que está responsável pela missão, através desta transmissão em direto. Após o momento de maior aproximação será ainda transmitido um briefing da missão, pelo que podem ser revelados novos detalhes da viagem.

Quem preferir algo mais “virtual” pode ainda experimentar a aplicação que a NASA criou e que permite acompanhar uma simulação da aproximação da sonda ao planeta-anão Plutão.

Tal como o TeK tinha referido ontem, a app integra o programa Eyes da agência espacial, que permite ao utilizador explorar o espaço através de simulações criadas a partir de dados reais que foram recolhidos durante a missão.. Quando colocada no modo "ao vivo", a aplicação permite ao utilizador ver a New Horizons a aproximar-se de Plutão e das suas luas. A aplicação pode ser descarregada para computadores com o sistema Mac OS e para computadores Windows.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...