terça-feira, 7 de julho de 2015

Cientistas criam luva que traduz linguagem de sinais

Cientistas criam luva que traduz linguagem de sinais

Investigadores do Instituto Politécnico Nacional (IPN) do México desenvolveram uma luva que transforma em texto e sons a linguagem de deficientes auditivos para permitir que possam transmitir mensagens a pessoas que desconhecem os sinais, segundo informou a instituição educativa em comunicado.

Este protótipo, criado por Miguel Félix Mata e Helena Luna García, consiste numa luva que detecta os movimentos realizados pelo utilizador com a mão e associa-os com as letras do alfabeto internacional de 26 letras.

«São formadas palavras e frases que são transmitidas por Bluetooth para um dispositivo móvel com uma aplicação que mostra e lê os sinais das pessoas que usam a luva e querem transmitir uma mensagem», explicou Luna García.

Para detectar se os dedos estão abertos ou fechados foi utilizado um inovador material empregado na construção de tecnologia para vestuário, um fio condutor feito à base de aço, mais grosso que o fio convencional de algodão e que se pode costurar com agulha e inclusive com máquina.

A base da luva foi costurada à mão com poliéster e nylon, inclui molas e sensores para dar-lhe força, com a finalidade de que sigam a estrutura pelas mãos.

Uma vez que a mensagem chega ao dispositivo, esta é reproduzida em voz e a pessoa que fala com o utilizador da luva pode ouvir o que este quer dizer-lhe.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...