terça-feira, 21 de julho de 2015

E se as estradas fossem feitas de plástico? Os holandeses vão experimentar


Empresa holandesa está a testar solução que diz ser mais resistente, duradoura e ecológica para pavimentar estradas. A cidade de Roterdão já demonstrou interesse em experimentar.

A Holanda pode tornar-se no primeiro país a pavimentar as estradas do país com garrafas de plástico. O presidente da Câmara de Roterdão já considerou que este tipo de solução pode ser uma alternativa "verde" ao que já existe. 

A empresa holandesa VolkerWessels revelou recentemente os planos para um pavimento feito inteiramente por garrafas de plástico. A VolkerWessels afirma que com esta inovação as estradas vão necessitar de menor manutenção do que com o asfalto e que poderão aguentar temperaturas mais extremas, desde 40 graus negativos até aos 80 graus. 

Se esta solução vingar, o período de construção das estradas vai poder passar para apenas semanas – e não meses como até agora. A empresa garante ainda que vão durar mais três vezes do que as estradas actuais.

A VolkerWessels diz que os argumentos ecológicos também são válidos, uma vez que o asfalto é responsável pela emissão de 1,6 milhões de toneladas de CO2 por ano – ou seja, 2% da poluição de que os transportes são responsáveis. 

Rolf Mars, director da subdivisão de estradas VolkerWessels, citado pelo jornal britânico "The Guardian", disse que o "plástico oferece todo o tipo de vantagens comparativamente com os materiais com que actualmente as estradas são feitas, não só na construção como na manutenção". 

Mars diz que o projecto "Estradas de Plástico" está ainda numa fase conceptual, mas a empresa acredita que pode ser uma realidade dentro de três anos. Roterdão já manifestou o interesse em testar a tecnologia. 

"Ainda é uma ideia no papel neste momento, mas o próximo passo será construir um modelo e testá-lo no laboratório para ter a certeza de que é seguro em condições de piso seco e molhado", rematou Rolf Mars.

Fonte: RR

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...