quinta-feira, 9 de julho de 2015

Nova missão quer salvar o planeta da colisão de asteroides

Nova missão quer salvar o planeta da colisão de asteroides

Para celebrar o Dia Mundial do Asteroide, cientistas juntaram-se para mais uma vez explicar todas as diferentes coisas que devemos fazer para evitar que um asteroide cause o apocalipse na Terra.

A Agência Espacial Europeia (ESA) aproveitou a ocasião para promover a sua proposta Asteroid Impact Mission (AIM), que vai estudar como a trajectória de um asteroide pode ser alterada usando um impactador cinético. Eles também lançaram uma série de imagens com missões pensadas para impedir que uma rocha espacial colida contra o planeta e acabe com a vida na Terra.

Basicamente, a ideia é disparar uma sonda que vai colidir com o asteroide a 6 km/s.

A ser lançada em Outubro de 2020, a AIM viajaria para um sistema binário – os asteroides emparelhados Didymos, que chegarão a uma distância relativamente próxima de 11 milhões de quilómetros da Terra em 2022. O corpo principal de 800 metros de diâmetro é orbitado por uma lua de 170 metros, chamada informalmente de «Didymoon».

A AIM também seria a contribuição da Europa para uma missão maior de avaliação de impacto e deflexão, a AIDA. Cerca de quatro meses depois da chegada de AIM, a parte da AIDA liderada pela NASA vai chegar: a sonda DART (Teste de Redireccionamento no Asteroide Duplo) aproximar-se-á do sistema binário e, de seguida, colidirá directamente com a lua a cerca de 6 km/s.

A hipótese de um asteroide gigante colidir com a Terra e eliminar a vida no planeta é reduzida, mas uma rocha relativamente pequena já poderia causar grandes danos. Além disso, desenvolver tecnologia de redireccionameno de asteroides para fins de defesa pode ser muito útil de diversas formas. E se, por exemplo, conseguirmos usar impactadores cinéticos para desviar um asteroide rico em platina isso pagaria o investimento na missão e ainda sobraria muito dinheiro.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...