sexta-feira, 31 de julho de 2015

Novo material pode resistir ao calor do centro da Terra


Uma nova pesquisa descobriu um material que pode ultrapassar o recorde de maior ponto de fusão de qualquer substância, além de se manter intacto em temperaturas imensamente altas, como o núcleo externo do centro da Terra.

Uma equipa de engenheiros da Universidade Brown descobriu que a combinação de háfnio, nitrogénio e carbono, quando nas medidas certas, pode resistir a até 4.400 kelvins, equivalente a cerca de 4.127° C. Para entender melhor, isso é igual a dois terços da temperatura da superfície do Sol. Para deixar ainda mais claro o que isso significa: o núcleo externo da Terra atinge 4.300 kelvins, 100 a menos ao que o novo material pode resistir.

A equipa descobriu isso através de uma série de simulações no computador que «[inferiu] pontos de fusão ao simular processos físicos a um nível atómico». Os resultados foram publicados no Physical Review B.

De acordo com um comunicado da Universidade Brown, «a descoberta pode levar a novos materiais de alta performance numa variedade de usos, desde turbinas a gás a escudos térmicos em aeronaves de alta velocidade. Mas ainda não é claro se o composto HfN0.38C0.51 será um material útil».

O ponto de fusão, entretanto, não é a única preocupação ao expor um material a calores extremos. «É preciso considerar funções como propriedades mecânicas e resistência a oxidação», diz Axel van de Walle, co-autor da pesquisa. Ele explica também que, ao levar estas outras funções em consideração, o ponto de fusão pode baixar.

Os cientistas já estão a partir para o próximo passo: sintetizar o material para testá-lo em laboratório. A jornada ao centro da Terra está cada vez mais próxima.

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...