terça-feira, 7 de julho de 2015

Percorra 42 quilómetros na superfície de Marte na perspetiva do Opportunity

tek opportunity mars

O veículo que está em solo marciano detém o recorde de maior distância percorrida por um rover fora do planeta Terra. Agora pode acompanhar esta maratona - literalmente - na primeira pessoa.

No dia 24 de março o robot Mars Opportunity completava uma maratona no planeta vermelho, percorrendo 42,2 quilómetros em solo marciano. Um feito único para um rover fora do planeta Terra. Foram necessários 11 anos para que o feito fosse conseguido e chegou como uma surpresa para todos: a missão do Opportunity devia durar apenas alguns meses.

Agora a NASA partilha um video time lapse onde mostra na “primeira pessoa” a maratona percorrida pelo rover. Do lado esquerdo é possível ver a superfície de Marte, enquanto do lado direito é possível ver o percurso a partir de uma vista área:





Apesar dos oito minutos do vídeo, é preciso ter em conta que é o resultado final de 11 anos de trabalho. Na montagem é possível ver o Opportunity em algumas das situações de maior destaque que viveu, como o facto de ter ficado preso durante dois meses no mesmo local.

O Opportunity é ainda responsável por imagens e vídeos icónicos de Marte, como o pôr-do-sol registado em 2010.



Ler mais AQUI


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...