sábado, 4 de julho de 2015

Piloto do 'Solar Impulse 2' entra para história da aviação

Piloto do 'Solar Impulse 2' entra para história da aviação

O piloto do avião Solar Impulse 2, o suiço André Borschberg, entrou para a história da aviação ao realizar um voo de mais de 120 horas, na etapa Japão-Havai, na viagem que está a empreender à volta do mundo.

André Borschberg, de 62 anos, classificou o voo sobre o Pacífico, cujo percurso rondou os 8.200 quilómetros feitos na cabine do avião de lugar único, como "uma viagem ao interior".

O voo permitiu que se sentasse aos comandos do aparelho e fazer "umas sestas de gato", de 20 minutos. Nesses breves momentos de descanso, usava braçadeiras de vibração ligadas ao piloto automático do avião para despertar ao menor sinal de anomalia.

História da aviação tem um novo herói: André Borschberg

Esta "será uma oportunidade de me descobrir a mim mesmo", disse o aviador no momento da partida para a viagem entre o Japão e o Havai, a qual corresponde à mais longa das etapas dos 35.000 quilómetros que o 'Solar Impulse 2' está a fazer à volta do mundo.

História da aviação tem um novo herói: André Borschberg

"O piloto suíço, embora visivelmente fatigado, demonstrou um grande profissionalismo nos contactos com a base e manteve-se sempre calmo e concentrado nos momentos finais do percurso" refere a AFP com base nas filmagens em direto providenciadas pela página da internet da organização.


Esta travessia conferiu a André Borschberg o título de recordista mundial de voo solitário, pertencente anteriormente ao empresário norte-americano do Tennessee, Steve Fossett, falecido 2007, que cumpriu 76 horas e 45 minutos em 2006 numa volta ao mundo feita num balão de ar quente.

O desafio do 'Solar Impulse 2' começou a 9 de março, em Abu Dhabi, com o objetivo de promover o uso de energias renováveis, especialmente a energia solar.

História da aviação tem um novo herói: André Borschberg

O avião é alimentado por mais de 17 mil células solares incrustadas nas suas asas de 72 metros de comprimento, da mesma dimensão de um Airbus A380, mas no caso do 'Solar Impulse 2' estas são de fibra de carbono e pesam 2,5 toneladas, menos de 1% do peso do Airbus.

André Borschberg, nascido em Zurique a 13 de dezembro de 1952, estudou na Escola Politécnica Federal de Lausanne, onde obteve uma licenciatura em engenharia mecânica e termodinâmica e completou a sua formação nos Estados Unidos da América, na área da gestão.

História da aviação tem um novo herói: André Borschberg

Foi piloto de caças no exército, e o seu primeiro trabalho na vida civil foi o de consultor na multinacional norte-americana McKinsey. Posteriormente, lançou por sua conta duas start-ups, e cofundou uma empresa especializada em microprocessadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...