quarta-feira, 15 de julho de 2015

Plutão mantém estatuto de planeta-anão, mesmo após dados da New Horizons



A chegada da sonda New Horizons à órbita de Plutão na terça-feira levantou uma questão: Plutão é um planeta? A resposta é não. Apesar de alguns invetsigadores terem levantado no ano de 2014 a possibilidade de Plutão voltar a ser considerado um planeta, os estudiosos consideram, desde 2006, que é um planeta-anão. A decisão foi tomada no dia 24 de Agosto daquele ano pela União Astronômica Internacional (UAI).

Os investigadores são claros ao dizer que as informações da New Horizons não devem mudar a condição de Plutão: «O que fazia Plutão ser um planeta era justamente a falta de informações sobre o assunto. Com as informações da missão, o estatuto de planeta-anão deve ser reforçado», diz o professor Ivan Soares, da Universidade de Brasília.

De acordo com o investigador Julio Camargo, do Observatório Nacional, há três requisitos para um corpo ser considerado um planeta:

1) O corpo tem que ser esférico (porque isso denota o volume e equilíbrio hidrostático)

2) Girar em torno Sol

3) Tem que ser senhor da sua órbita (não entrar na rotação de outro planeta)

E Plutão não preenche o requisito 3.

O engenheiro aeroespacial italiano Steffano Scutti acredita que o debate se deve também ao senso comum de que Plutão é planeta. «Acho que este debate ainda é muito popular, porque a humanidade habituou-se a chamá-lo de o nono planeta do Sistema Solar há mais de sete anos após a sua descoberta. Tanto que o astrónomo que descobriu Plutão quer devolver o estatuto de planeta». Apesar disso, Scutti também acredita que a condição do planeta não mudará: «Nem o fascínio com essa missão vai mudar a condição de Plutão.»

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...