terça-feira, 7 de julho de 2015

Siga em direto milhares de objetos que estão na órbita terrestre com este mapa 3D


Entre lixo e satélites, há mais de 150 mil "coisas" a orbitar o planeta Terra. Um jovem de 18 anos criou uma plataforma em que é possível acompanhá-las a partir de casa.

Quando olha para o céu de noite e só vê escuridão ou estrelas, já parou para imaginar o que mais está lá em cima? James Yoder construiu uma plataforma em que é possível ter uma imagem mais clara da quantidade de destroços e satélites e outros objetos que estão na órbita terrestre: com o Stuff in Space (Coisas no Espaço), pode ver-se em tempo real onde estão os objetos que rodeiam o planeta.

No site do projeto, é possível pesquisar satélites pelo nome para ver onde se encontram, e mesmo saber a idade e altitude dos objetos.

James Yoder, de 18 anos, baseou-se no site Space Track, que pertence ao Departamento da Defesa dos Estados Unidos e que mostra onde se encontram os objetos que rodeiam a Terra cujo tamanho é maior do que o de um punho fechado.

O Stuff in Space atualiza-se automaticamente a partir dos dados do Space Track, prevê onde vão estar os objetos que rodeiam a Terra ao longo do dia, e vai atualizando as suas posições, sendo possível acompanhar em direto o seu movimento.

"Com os parâmetros orbitais do Space Track, o stuffin.space usa um modelo de propagação para prever a localização de cada satélite em tempo real", explicou, num e-mail ao site especializado Gizmodo, o jovem James Yoder. "Depois mostra os dados com uma imagem correta da rotação da Terra e do ângulo do Sol".

James Yoder vai entrar este ano na Universidade, conta o Gizmodo, em Austin, no estado do Texas. Começou o Stuff in Space para se entreter, em abril.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...