sexta-feira, 10 de julho de 2015

Windows 10 é o último de sempre e chega neste mês: vale a pena instalar já?


Instalação é gratuita no primeiro ano. Traz novo navegador de internet, assistente por voz e identificação facial em vez de password.

No dia 29 de julho, a Microsoft vai fazer o último lançamento de um novo sistema operativo, talvez o mais importante da sua história. O Windows 10 é a última versão do sistema introduzido há trinta anos, em 1985, e o primeiro que será completamente gratuito para gerações anteriores de utilizadores - quem tem Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1 poderá fazer a instalação sem custos. Melhor ainda: quem tem versões pirateadas destes sistemas também poderá aceder ao novo Windows 10. É um tudo-ou-nada da Microsoft, que tem sofrido com a redução do consumo de computadores em detrimento de aparelhos móveis Apple e Android.

O sistema será enviado para o retalho e para os fabricantes nas próximas semanas e a 29 será disponibilizado ao público, mas a Microsoft pretende evitar que os servidores vão abaixo com grandes volumes de descargas do software. Uma vez que há mil milhões de aparelhos com capacidade para correr Windows 10, a Microsoft pede aos consumidores que reservem a sua cópia gratuita através da app Get Windows 10 e avisa que a instalação será progressiva. Os utilizadores serão avisados quando a cópia reservada estiver disponível e têm um ano para a instalar período após o qual deixa de ser gratuita.

Alguns especialistas avisam que o melhor é esperar até que os primeiros erros (bugs) sejam resolvidos, embora aqui esteja a chave para o facto de a Microsoft chamar ao Windows 10 "o último": a empresa passará a enviar correções automáticas assim que estão disponíveis, em vez de o fazer em datas específicas. Daqui para a frente, o Windows será um produto em melhoria constante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...