segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Atenção ao céu: pico da chuva de Perseidas acontece esta semana


Todos os anos, tem lugar a meio de agosto o pico da chuva de Perseidas, uma chuva de meteoros visível mais facilmente no hemisfério norte. Já pode começar a preparar-se: este ano, o evento acontece entre 12 e 13 de agosto.

Esta chuva de meteoritos é composta por pedaços do cometa Swift-Tuttle, que está próximo da órbita terrestre. O campo gravitacional da Terra acaba por atrair alguns desses pedaços, que entram na atmosfera a uma velocidade que pode chegar aos 59 quilómetros por segundo e parecem surgir do "interior" da constelação Perseu.

No caso das Perseidas, o pico do fenómeno vai dar-se entre as 7h30 e as 10h00 de Portugal no dia 13 de agosto, o que significa que não será possível assistir. No entanto, na noite de 12 para 13 alguns meteoros serão possíveis de encontrar até ao amanhecer.

A NASA e o Observatório Astronómico de Lisboa aconselham aos que pretendem assistir à chuva de meteoros que se afastem das luzes da cidade. O melhor será dirigir-se para um local longe da cidade, escuro, onde é possível ver o céu sem interferência de luz artificial.

O planeta de Saturno também será visível durante essa noite. Quanto à chuva de Perseidas, espera-se que no seu pico surjam mais de 100 meteoros por hora.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...