sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Descoberto novo planeta a 100 anos luz de distância

A estrela que o orbita tem apenas 20 milhões de anos
A estrela que o orbita tem apenas 20 milhões de anos  Danielle Futselaar
51 Eridani b é semelhante a Júpiter há biliões de anos e pode ajudar a perceber como os planetas se formaram.

Astrónomos descobriram um planeta a 100 anos de luz de distância, parecido com Júpiter há biliões de anos e que pode dar novas informações sobre como os planetas se formam, refere um estudo publicado esta quinta-feira na revista Science.Conhecido como 51 Eridani b, o planeta é o primeiro a ser detectado por um novo instrumento, denominado Gemini Planet Imager, segundo a revista.

É “o primeiro planeta jovem, que provavelmente se parece com Júpiter há bilhões de anos, tornando-se no nosso principal quebra-cabeças da formação de planetas”, disse Travis Barman, professor associado de Ciências Planetárias da Universidade do Arizona.

A estrela que orbita, a 51 Eridani, tem apenas 20 milhões de anos, bastante jovem, considerando que o Sol tem cerca de 4,5 bilhões de anos.

Envolto em metano, o planeta tem cerca de duas vezes a massa de Júpiter – o maior planeta do nosso sistema solar – e tem o metano mais forte alguma vez detectado na atmosfera de um planeta alienígena.

A temperatura do planeta deverá rondas os 427 graus Celsius, o suficiente para derreter chumbo.

“Este é exatamente o tipo de planeta que queríamos descobrir quando projectámos o Gemini Planet Imager”, disse James Graham, da Universidade da Califórnia, professor de astronomia que projectou aquele instrumento.

“Queríamos encontrar planetas enquanto são jovens, para que possamos descobrir o processo de formação”, disse.

O Gemini Planet Imager foi projectado para descobrir novos planetas a orbitar estrelas.

O instrumento é aproximadamente do tamanho de um carro pequeno e está montado num espaço de cerca de oito metros no Chile, tendo começado a trabalhar em Dezembro de 2014.

Uma missão separada da NASA, conhecida como o telescópio espacial Kepler, procura planetas através do estudo de estrelas. O principal objectivo do Kepler é encontrar planetas como a Terra e possam ser capazes de sustentar vida.

Lusa

Ler mais AQUI


Fonte: Sapo Videos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...