quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Veja o skate voador da Lexus finalmente em acção

Veja o skate voador da Lexus finalmente em acção

A fabricante de automóveis Lexus finalmente mostrou ao mundo o que queria dizer quando dizia ter um skate voador (o famoso «hoverboard») funcional. Não é nada parecido com o que foi visto na série «Regresso ao Futuro», mas é um skate, e realmente flutua. Veja no vídeo…

O grande problema é que até mesmo um praticante profissional como Ross McGouran, participante da campanha publicitária da Lexus, levou meses até dominar a arte de simplesmente ficar em pé em cima do skate flutuante.

O motivo é que este não é muito diferente de um comboio a andar num trilho magnético, que fica alinhado exactamente no centro do skate. Assim, se a pessoa não se equilibra perfeitamente, uma das laterais pode raspar no chão, dificultando bastante o seu uso para locomoção.

O skate, como dito acima, baseia-se em supercondutores e um trilho magnético para se manter fora do chão. Para isso, uma pista específica teve que ser criada para a sua utilização, de modo que este não poderá flutuar em qualquer lugar. No entanto, dispensa a necessidade de electricidade para funcionar. Basta arrefecer o supercondutor a uma temperatura de -196° usando nitrogénio líquido, o que dá o divertido efeito de fumo a sair pelos lados, mas também significa que precisa de ser “reabastecido” a cada 15 minutos para continuar a jornada flutuante.

O vídeo abaixo, para quem entende inglês, dá uma noção do trabalho envolvido na criação de uma tecnologia como esta:


Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...