segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Cientistas avisam: vem aí um El Niño como nunca o viu


Especialistas acreditam que este é um ponto de viragem na história do clima terrestre. O aquecimento global vai atingir o seu pico

As temperaturas globais deverão atingir níveis recorde nos próximos anos devido ao impacto dos gases com efeito de estufa combinados com o aquecimento da superfície no Oceano Pacífico, conhecido como “El Niño”, de acordo com os cientistas. 

A esse fenómeno, deverá seguir-se uma “pausa” no aquecimento global, que alguns cientistas mais céticos apontam como uma evidência que contradiz as alterações climáticas em curso. 

No entanto, um estudo da Met Office, o serviço nacional de metereologia do Reino Unido, sugere que o mundo está a aquecer de novo e que o sistema climático da Terra está num ponto de viragem, com várias mudanças globais a ocorrer ao mesmo tempo. 

Uma das alterações mais significativas é o fenómeno “El Niño”, que os cientistas acreditam já estar em curso e cujo pico é esperado para este Inverno. 

Os anos 2014, 2015 e 2016 estão a atingir níveis recorde, precisamente devido à influência do “El Niño”. 

Adam Scaife, professor na Met Office, acredita que este será um ponto de viragem na história do clima terrestre. 

“É por isso que estamos a chamar a atenção para isto… estamos a assistir a tantas mudanças de uma só vez. Muitas destas coisas são naturais, já tivemos outros “El Niños” quando eramos homens das cavernas e também há evidências de variações no Atlântico que remontam há mil anos atrás”, sublinhou. 

Ainda assim, o professor Scaife enfatiza que muitas destas alterações podem ocorrer sem a influência dos seres humanos. 

“No entanto, eles agora ocorrem sobretudo por influência da atividade do homem”, acrescentou.

Fonte: TVI24

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...