quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O porquê do Facebook querer, por fim, o botão "não gosto"

O porquê do Facebook querer, por fim, o botão "não gosto"

Depois de anos a fazer orelhas moucas aos pedidos dos utilizadores, o Facebook cumpre finalmente esse desejo. Atenção! Pode não ser pelas melhores razões...

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, revelou os seus planos para o tão desejado botão durante uma sessão de perguntas e respostas na sede da companhia, na terça-feira. 

A ideia já foi recusada várias vezes por Zuckerberg e outros executivos do Facebook no passado. Mas ir além do "gosto" é fundamental para o crescimento do Facebook, dando origem a uma maior variedade de conteúdo e que agrade a um maior número de pessoas. 

O centro do Facebook é o "Feed de Notícias", onde se encontram artigos, notícias, fotografias e vídeos partilhados por amigos na rede social. O Facebook usa um algoritmo que seleciona quais os conteúdos que aparecerão no "Feed de Notícias" de cada utilizador, pois há demasiados conteúdos a circular para serem mostrados em ordem cronológica. O Facebook prevê, assim, com base nos amigos e páginas mais visitadas pelos utilizadores as que acharão mais interessantes e seleciona-as. 

O Facebook ainda não consegue ler mentes, então tenta adivinhar. O "Feed de Notícias" tem em conta milhares de fatores desde a frequência com que o utilizar assiste a publicações de vídeo até à frequência que carregou nas fotografias de perfil de alguém. Mas, às vezes, não passa de um difícil trabalho de adivinhação. 

No entanto, clicar num botão "gosto" é diferente, não deixa dúvidas. As pessoas ou gostam de uma coisa ou não gostam. Portanto, publicações que atraem muitos "gostos" de certos utilizadores são postas em destaque no "Feed de Notícias" de outros utilizadores porque se assume que lhes agradará também a eles. 

Um botão "não gosto" vem facilitar, assim, este sistema de adivinhação, pois o Facebook seria imediatamente avisado que certo utilizador não tinha qualquer interesse em certo conteúdo e nunca mais disponibilizaria esse tipo de informação no seu "Feed de Notícias."

Quer isto dizer, que o Facebook está preocupado em dar a ver aos seus utilizadores cada vez mais aquilo de que eles "gostam". O que não significa necessariamente que seja tudo aquilo que o utilizador precisa de saber. Portanto, pense bem antes de carregar no botão "não gosto". Pode estar a afastar do seu feed notícias que, mesmo que não sejam do seu agrado, podem ser interessantes e importantes para a sua vida. Ou está à espera que a vida seja tudo como no Facebook?

Ler mais AQUI 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...