segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Que tipo de mensagem faria um extraterrestre entender como é a vida na Terra?

Que tipo de mensagem faria um extraterrestre entender como é a vida na Terra?

Que tipo de mensagem enviaria para um extraterrestre? Cientistas parecem ter chegado a um primeiro consenso: certamente uma que espelhasse a diversidade étnica na Terra e não tivesse sinais de machismo.

A questão foi colocada através de um concurso promovido pelo projecto «Breakthrough Initative», do empresário russo Yuri Milner. Para o efeito, alugou dois super-telescópios e vai contar com o trabalho de cientistas ao redor do mundo para “vasculhar” a Via-Láctea e galáxias vizinhas em busca de sinais de rádio ou de outras formas de comunicação de vida inteligente.

A ideia não é necessariamente enviar uma mensagem terráquea aos extraterrestres, mas o projecto criou um concurso a perguntar qual deveria ser a mensagem. O prémio é de um milhão de libras para quem criar a melhor mensagem que informe os alienígenas sobre quem somos, onde estamos e o que fazemos no planeta azul.

Uma das mais famosas mensagens enviadas para o espaço é a placa da nave Pioneer 10, lançada em 1972, com informações sobre a localização da Terra e da raça humana. Mas para a investigadora de política espacial Jill Stuart, da London School of Economics, a imagem de um homem a fazer uma saudação com uma mulher passiva e ligeiramente atrás dele pode passar uma imagem preconceituosa sobre a relação entre os sexos na Terra, com a imagem de mulheres submissas (veja a imagem acima).

«Temos que repensar as mensagens que vamos enviar para fora. O comportamento mudou muito em apenas 40 anos», disse a cientista em entrevista ao jornal inglês The Guardian.

Outra questão polémica a bordo da Pioneer, segundo Stuart, é o facto de que os humanos retratados na placa são brancos, e caso uma avançada civilização extraterrestre encontre a nave, ficará sem saber que na Terra há também africanos e asiáticos, por exemplo.

Na prática, as frequências usadas para emitir sinais para o espaço permitem o envio de quase todo o tipo de conteúdos: imagens, sons, textos e fórmulas matemáticas. Segundo os cientistas, só não podemos esquecer de contemplar a igualdade e a diversidade.

E para si? Como seria a mensagem ideal que sinalizasse a vida na Terra?

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...