terça-feira, 1 de setembro de 2015

Um gelado que não derrete? É verdade e pode estar para breve


Comer um gelado pode tornar-se uma experiência ainda melhor, graças aos cientistas que descobriram uma nova fórmula que o impede de derreter e o torna mais cremoso e saudável.

Cientistas da Universidade de Edimburgo e de Dundee, na Escócia, descobriram uma proteína natural que pode ser usada para criar um gelado que é muito mais resistente ao calor e não derrete.

O recurso a esta proteína, que liga as gorduras e a água presentes na fórmula do gelado, permitirá também torná-lo mais cremoso e reduzir as gorduras saturadas. O resultado? Um gelado muito mais saudável e com menos calorias.

Por outro lado, e uma vez que este ingrediente mantém o produto congelado por muito mais tempo, poderá constituir uma vantagem para a indústria, uma vez que tornaria mais fáceis as entregas e distribuição dos gelados - atualmente dispendiosas, devido à necessidade de conservação a temperaturas muito baixas.

O único problema, assinala o Independent, é que este novo gelado pode demorar entre três a cinco anos a chegar ao grande público. A proteína em causa, conhecida como BsIA, ocorre naturalmente em alguns alimentos mas para os gelados teria de ser produzida através de um novo método que recorre a bactérias não nocivas para a saúde humana. Ainda assim, os cientistas estão entusiasmados com a descoberta, que poderá melhorar os gelados tanto na ótica dos consumidores como na dos fabricantes.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...