terça-feira, 20 de outubro de 2015

Asteroide de grandes proporções vai passar perto da Terra às vésperas do Halloween

Asteroide de grandes proporções vai passar perto da Terra às vésperas do Halloween

Um asteróide de grandes proporções vai passar perto da Terra às vésperas do Halloween. Baptizada 2015 TB145, a rocha espacial foi descoberta apenas no último dia 10 de Outubro e tem um diâmetro estimado de cerca de 470 metros. De acordo com os cálculos da NASA, o asteróide chegará a 499 mil quilómetros do planeta, ou cerca de 1,3 vez a distância média da Lua, no ponto de maior aproximação, previsto para a madrugada do dia 30 para 31 de Outubro, e não há perigo de colisão com a Terra.

Ainda segundo a NASA, o 2015 TB145 é a maior rocha espacial conhecida a aproximar-se do nosso planeta até 2027, quando o asteróide 1999 AN10, estimado em mais de um quilómetro de diâmetro, poderá chegar a pouco mais de 30 mil quilómetros da superfície da Terra, mas também sem probabilidades de impacto com o planeta.

Embora o 2015 TB145 não represente perigo para o planeta nesta passagem, a descoberta tão próxima da sua aproximação mostra o quanto a Humanidade ainda está vulnerável a uma colisão com este tipo de objectos. Isto porque, enquanto a grande maioria dos asteróides tem órbitas quase circulares próximas ao plano onde os planetas circulam em torno do Sol, o 2015 TB145 apresenta uma órbita extramente excêntrica, no formato de uma elipse, e altamente inclinada com relação a este plano, cerca de 40 graus, o que faz com que rochas espaciais como esta sejam muito difíceis de serem detectadas a tempo de se tentar impedir o choque com as tecnologias actuais.

Mas apesar de ser relativamente grande, aproximadamente 28 vezes o tamanho do meteoro que explodiu sobre a cidade de em Chelyabinsk, na Rússia, em Fevereiro de 2013, deixando cerca de mil pessoas feridas, o 2015 TB145 não é grande o suficiente para provocar uma catástrofe de proporções globais como o asteróide com cerca de 10 quilómetros de diâmetro cujo impacto acredita-se ter levado à extinção dos dinossauros há cerca de 65 milhões de anos.

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...