segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Astronomia: Os cinco mitos de Marte

Astronomia: Os cinco mitos de Marte

Marte está na boca do povo, mas sabe quais são os cinco mitos marcianos mais procurados no Google?Quem não gosta de mistérios marcianos? Com o filme «Perdido em Marte» e a descoberta de água corrente no planeta vermelho, o assunto está «a bombar». O que significa que há muita gente a pesquisar pelo planeta no Google.

Confira cinco mitos marcianos:

PIRÂMIDE EM MARTE
Há uma porção de montanhas em Marte que lembram o formato de pirâmides. As mais famosas aparecem em Cydonia - a mesma região da «face de Marte» (que está só em décimo lugar nas buscas). Não há nada nelas que sugira artificialidade.

MONTE OLIMPO
Não é o Monte Olimpo mitológico, mas de facto há um Monte Olimpo em Marte, baptizado em referência à morada dos deuses helénicos. É o maior vulcão do Sistema Solar, com 27 km de altitude. Para efeito de comparação, o Everest, na Terra, tem 8,8 km. Na teoria, esse veio mineral de gipso encontrado pelo jipe Opportunity em solo marciano poderia conter fósseis.

OSSOS EM MARTE
O jipe Opportunity encontrou pedaços de gipso - mineral que é feito o gesso - na superfície. Parecem ossos, mas não são. O interessante, contudo, é que, segundo o paleontólogo americano William Schopf, essas amostras seriam óptimas para procurar fósseis de micróbios marcianos.

ARANHA ARRANHA E APANHA
«Ah, mas e aquele caranguejo que fotografaram em Marte? E a aranha?», pesquisa-se no Google. É o que os cientistas chamam de pareidolia. O nosso cérebro é programado para processar a visão de forma a interpretá-la em termos de formas conhecidas. Por isso vemos objectos em nuvens - e bichos estranhos em Marte.

EXTRATERRESTRES
A grande pergunta hoje é: há ou houve vida lá? Com o que sabemos, é muito improvável que seres inteligentes tenham aparecido em Marte. Mas micróbios, se os cientistas estão na trilha certa para entender a origem da vida, quase certamente houve alguns. Para confirmar, falta só encontrar um que conte a história.

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...