sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Duas bolas de fogo cruzaram os céus

Geminid Fireball (Bola de fogo das Gemínidas) © Patrick Cullis (Estados Unidos da América)

Quem estava em Madrid, em Espanha, ou perto do Mar Mediterrâneo pôde observar o fenómeno raro, durante escassos segundos

Duas bolas de fogo cruzaram os céus, na quarta-feira, em Espanha. O Centro Astronómico Hispano-Alemão já veio a público dizer que o fenómeno se deveu à passagem pela Terra do cometa Encke. Quem estava em Madrid ou perto do Mar Mediterrâneo pôde observar o fenómeno raro, durante escassos segundos. 

Os especialistas garantem que a primeira bola de fogo foi produzida por um fragmento do cometa Encke. O meteorito teria uma massa de apenas 100 gramas, mas deslocava-se a uma velocidade de 100 mil quilómetros por hora. O suficiente para gerar “uma bola de fogo impressionante, muito mais mais brilhante que a lua cheia”, por cima do Mediterrâneo. 

"A bola de fogo formou-se a nordeste e morreu quando estava a cerca de 25 quilómetros da superfície do mar", explicaram os cientistas da Universidade de Huelva, em entrevista ao El Pais.
O fenómeno repetiu-se quando uma segunda bola de fogo cruzou os céus madrilenos. Este fragmento desintegrou-se na atmosfera, quando estava a 57 quilómetros da região de Hoyo de Manzanares. 


Fonte: TVI24

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...