segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Investigadores criam «pele» digital que dá tacto a próteses artificiais

Investigadores criam «pele» digital que dá tacto a próteses artificiais

Engenheiros construíram sensores altamente sensíveis que podem conferir a sensação táctil à próteses externas. Os sensores flexíveis são capazes de detectar o toque e, como a pele, produz impulsos eléctricos que respondem ao aumento de pressão e são reconhecidos pelo sistema nervoso central.

Eles também usaram esses impulsos para activar neurónios em amostras de cérebros de ratos. Os cientistas pretendem agora utilizar a «pele» artificial no revestimento de próteses de modo a proporcionar aos pacientes uma sensação táctil.

Os cientistas afirmam que o sistema permite uma reprodução mais fiel do tacto do que outros modelos de pele artificial, oferecendo uma opção promissora de desenvolvimento para próteses responsivas. 
O trabalho foi publicado na revista científica Science.

A principal vantagem, segundo a autora Zhenan Bao, é que o sensor flexível produz um padrão de impulsos que é reconhecido pelo sistema nervoso.

«Com materiais plásticos, nós e outros pesquisadores nessa área já tínhamos conseguido produzir sensores sensíveis ao toque - mas o sinal eléctrico que saía desses sensores não tinha o formato certo para ser interpretado pelo cérebro», disse Bao.

Isso significa que outros modelos, embora tenham produzido resultados importantes em testes com pacientes, exigiam um processador ou um computador para «traduzir» a informação do toque.

«O nosso sensor agora é acoplado a um circuito electrónico impresso. Esse circuito permite que o sensor gere impulsos eléctricos que conseguem comunicar com o cérebro», afirma Bao, engenheira química da Universidade de Stanford, nos EUA.

«Consideramos isso o primeiro passo para o uso de materiais plásticos em pele artificial para membros artificiais.»

No curto prazo, acrescentou a professora, os sensores podem ser úteis em equipamentos de tecnologia vestível.

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...