quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Investigadores do MIT criam câmara que vê através de paredes

Investigadores do MIT criam câmara que vê através de paredes

Cientistas do MIT, nos EUA, desenvolveram uma câmara que é capaz de ver através de paredes e captar imagens em 3D do que estiver do outro lado. Isso é possível graças ao facto de esta usar ondas de rádio em vez de luz, podendo assim penetrar objectos completamente opacos.

Como as câmaras não mostram exactamente o que está do outro lado da parede, focalizando o seu formato, os investigadores estão a trabalhar para refinar essa tecnologia. Além disso, eles precisam de diminuir o tamanho do dispositivo (que tem aproximadamente 1 metro) e torná-lo mais manuseável.

Para fazer as alterações, os pesquisadores pretendem diminuir também o comprimento das ondas, passando dos actuais 3 centímetros para aproximadamente 5 milímetros. A ideia é que depois de aprimorada, a câmara possa ser usada em carros autónomos durante neblina ou em missões de busca e resgate.

O que permite essa característica à câmara é o facto de esta trabalhar captando ondas de comprimentos entre 2,5 cm e 4 cm, ou seja, que são bem maiores que as ondas da luz visível, que têm comprimentos entre 390 nm e 700 nm.

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...