quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O gelo polar encerra um evento cósmico misterioso do século VIII

Reuters / Michael Studinger

Especialistas descobriram extensas camadas de gelo com centenas de anos de idade vestígios que podem confirmar que, em meados dos séculos VIII e IX a Terra foi atingida por dois poderosos raios cósmicos vindos aparentemente do Sol. Este fenómeno repetido hoje, as consequências seriam catastróficas.

Repetir-se uma tempestade geomagnética semelhante, as consequências para a Terra seriam "extremamente destrutivas". O que ele diz a pesquisadora do Departamento de Geologia da Universidade sueca de Lund Raimund Muscheler, chefe de um estudo publicado na revista 'Nature'. Redes e centrais de energia, sistemas de comunicação e até mesmo satélites em órbita, seriam os mais afectados.

Muscheler e sua equipe baseou seu estudo sobre as conclusões de um grupo de japoneses que analisaram anéis de duas árvores de cedro antigas que fazeram seus logs (que podem determinar sua idade) mostraram que  correspondiam aos anos 774 e 775 dC tinham grandes quantidades de carbono-14 radioactivo em comparação com as outras. 

Tais resultados permitiram associar o fenómeno encontrado nos cedros como berílio 10 concentrações (isótopo radioactivo utilizado para medir a idade do glacial) e de cloro-36 que foram encontrados nas massas de gelo a partir de análise química e isotópica das suas estruturas.

Até então, pensava-se que o evento só poderia ter sido causado por duas razões: uma forte explosão na superfície do Sol ou a morte violenta de uma supernova. No entanto, a presença destes dois elementos ao mesmo tempo, só poderia ser o resultado de um "bombardeamento ' de protões a partir do Sol, diz a publicação.

Apesar das conclusões do Professor Muscheler, ainda não se pode plenamente ratificar a origem do evento. No entanto, segundo os especialistas, até agora não houve uma tempestade dessa magnitude. Nem sequer, pode ser comparada com a tempestade solar de 1859, também conhecida como o evento Carrington, que causou cortes e curto cìrcutos, numerosos incêndios e inúmeras auroras boreais.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...