quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Quem quer ser programador? Facebook quer motivar pais e filhos

O site foca-se nos grupos que ainda são minoritários no mundo da programação, como as mulheres. | TECHPREP BY FACEBOOK

Se só quer que o seu filho seja médico ou advogado, talvez este novo site também sirva para si

O Facebook inaugura esta quarta-feira um novo site para um novo projeto: o TechPrep, criado para incentivar que mais jovens, em especial raparigas e pessoas de minorias étnicas, queiram estudar e fazer carreiras na programação. Com uma linguagem acessível e orientado tanto para os pais como para os próprios jovens, o projeto serve para desmistificar: afinal, o que fazem os programadores, e por que é rentável essa carreira?

Muitos pais querem que os filhos sejam médicos, advogados ou engenheiros quando crescerem, enquanto a profissão de programador ainda não é muito reconhecida, nem como prestigiada, nem como bem remunerada. O projeto do Facebook quer ajudar a mudar isso falando aos pais sobre a importância da programação e as vantagens de seguir carreira nessa área - que incluem a possibilidade de um salário chorudo.

O projeto, disponível em inglês e espanhol, inclui também vídeos em que pais contam a história dos seus filhos ou em que programadores contam as suas experiências pessoais.

É o caso de Karen, a mãe de quatro crianças que está interessada em desenvolver a curiosidade delas pela tecnologia. "A tecnologia não vai ser a resposta para tudo, mas vai ser a resposta para muitas coisas", diz Karen no vídeo. "Queria que os meus filhos pensassem em ser programadores".

A programação faz parte integral de muitos aspetos da vida quotidiana, dos meios de transporte à medicina, e do entrenimento ao desporto. O projeto do Facebook dá a conhecer as diferentes áreas que se podem seguir dentro do campo das ciências da computação, e inclui testemunhos de pessoas de várias etnias que trabalham em diferentes áreas, explicando o que fazem e como lá chegaram.

O TechPrep foi criado com base em pesquisa realizada pelo Facebook com o apoio da consultora McKinsey & Company. A pesquisa mostrou que algumas das pessoas que estão menos representadas no mundo da tecnologia, nomeadamente pessoas das minorias étnicas nos Estados Unidos, mostram-se muito confiantes de que seriam boas a trabalhar com computadores, amas a grande maioria dos pais e encarregados de educação afirmaram não saber como ajudar as suas crianças a seguir carreiras nessa área.

"O nosso objetivo é aumentar o interesse nas Ciências da Computação e na programação, e motivar pessoas de todos os contextos a seguir carreiras na tecnologia", lê-se na descrição da motivação do projeto.


Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...