sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Será que vamos ter 15 dias de escuridão total em Novembro:? A falsa notícia que "eclipsou" a NASA

NASA / SDO

Um site de notícias falso que foi apresentado como um portal de informação lançou a informação que em Novembro teriamos 15 dias de escuridão total devido a uma espécie de "canhão planetário", citando uma suposta confirmação da NASA, o que provocou uma avalanche de reacções na Web .

Embora a informação tenha aparecido pela primeira vez em Junho, num site de notícias falso chamado Newswatch33, outros portais falsos fizeram eco da notícia nos últimos meses, chamando de volta a atenção dos internautas. O site afirmou que a Terra vai estar 15 dias de escuridão total entre 15 e 29 de Novembro de 2015, e afirmou que a NASA tinha confirmado esta informação.

O artigo explicou que em 26 de Outubro, Vénus e Júpiter se alinham em paralelo e eles seriam separados apenas por um grau. E já que Vénus supostamente brilharia 10 vezes mais intenso do que Júpiter, os gases de Júpiter aqueciam e desencadeavam "uma reacção".

A suposta "reacção", por sua vez provocava a emissão de grandes quantidades de hidrogénio, que chegaria ao sol, provocando uma enorme explosão na sua superfície. A temperatura iria aumentar significativamente e o calor a partir do núcleo iria atenuar o Sol, adquirindo uma cor azulada, momento a partir do qual necessitaria cerca de 14 dias para recuperar a sua temperatura normal.

Apesar da natureza grotesca da explicação, a notícia causou uma grande celeuma na Internet, embora a NASA, tenha publicado avisos no seu site e nas páginas de redes sociais, não confirmou nada. M.snopes.com, um site que combate os falsos rumores, também informou que a fonte original da informação não vem de um meio legítimo de comunicação e que a notícia é falsa do inicio ao fim.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...