sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Vem o 'Grande Abóbora', o maior corpo celeste que se aproxima da Terra em anos

Imagem ilustrativa / NASA / JPL-California Institute of Technology

Os cientistas da NASA estão monitorizando de perto o asteróide 2015 TB145, apelidado de "Grande Abóbora 'à medida que se aproxima da Terra no Dia das Bruxas, meio milhão de quilómetros de distância em 31 de Outubro às 15:14 (GMT). Especialistas esperam obter informações valiosas do fenómeno.

A NASA anunciou que o 'grande abóbora "irá passar com segurança a 498,896 quilómetros da Terra em 31 de Outubro. Especialistas dizem que este é o maior corpo celeste que passa perto da Terra a passagem do asteróide 1999 AN10, de 800 metros de tamanho, a uma distância de 388,960 quilómetros em Agosto de 2027.

Segundo o relatório da NASA, a influência gravitacional do asteróide na Terra e na Lua será pequeno, quase imperceptível. A agência espacial prevê que as marés ou placas tectónicas não irão receber nenhuma influência perceptível. No entanto, "a abordagem do asteróide, junto com seu tamanho, sugere que será um dos melhores asteróide para obter imagens de radar que veremos nos próximos anos", disse Lance Benner, director do programa de investigação de radar de asteróide da NASA.

O cientista explica que um novo método de imagem de radar está previsto para ser testado espera obter informação com detalhe sem precedentes. "A órbita do asteróide é altamente alongada, com uma alta inclinação abaixo do plano do sistema solar", disse Benner. "uma órbita única, juntamente com sua alta velocidade (cerca de 35 quilómetros por segundo)" será a primeira vez que o radar Goldstone fotografa uma cometa a partir de uma distância tão perto. "

NASA / JPL-Caltech / RT

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...