terça-feira, 13 de outubro de 2015

Vote num sistema solar com nome português

Vote num sistema solar com nome português

Já alguma vez pensou que podia haver uma estrela chamada Lusitânia e um planeta com o nome de Adamastor? Até 31 de outubro vote no concurso lançado pela União Astronómica Internacional para a história dos Descobrimentos chegue a um sistema solar a 50 anos luz de distância

Fica a 50 anos luz de distância, mas pode ter a marca de Portugal. Astrónomos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço propõem chamar Lusitânia, Adamastor, Esperança, Caravela e Saudade a um sistema solar. E podem consegui-lo com a sua ajuda.

Há vinte anos, descobria-se o primeiro exoplaneta - um planeta que anda à volta de uma estrela, mas não pertence ao nosso Sistema Solar. Para comemorar o acontecimento, a União Astronómica Internacional deu, pela primeira vez, a possibilidade de se atribuir um nome comum a sistemas planetários até agora tratados com nome de código. 

Há várias estrelas e planetas à espera de 'batismo', mas o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço apostou no sistema mu Arae, descoberto por uma equipa internacional de astrónomos, da qual fez parte o português e investigador do Instituto, Nuno Santos. 

O sistema composto por uma estrela e quatro planetas tem grande interesse científico, sobretudo pela semelhança entre as órbitas dos seus planetas e as dos 'nossos' Mercúrio, Vénus, Terra e Marte. O quer quer dizer que dois deles estão na dita 'zona de habitabilidade' - estão a uma distância da sua estrela que lhes permite ter condições para o aparecimento de vida.

A votação é feita online e decorre até 31 de outubro.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...