quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A Casa Branca toma medidas na possíbilidade de uma grande tempestade solar que deixaria o mundo sem energia


Uma enorme tempestade solar poderia ameaçar seriamente o nosso planeta, alertam os cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. Se o fenómeno acontecer, falta de energia e de telecomunicações iriam durar semanas ou meses, afirmam. Na semana passada, a Casa Branca divulgou a sua Estratégia Nacional de o Meteorologia Espacial e um Plano de Acção para melhorar a previsão do clima espacial e medir com precisão o risco associado aos fenómenos como tempestades solares.

"Francamente, poderia ser um dos piores desastres naturais do país [EUA] e enormes áreas do mundo poderiam enfrentar", disse John Kappenman, consultor de clima espacial, em declarações à Gizmodo.

O governo dos EUA irá coordenar esforços na previsão do clima espacial, preparação de infra-estrutura e educação, como resulta dos seus dois novos documentos: a Estratégia Nacional para o Espaço de Meteorologia e o Plano de Acção. Entre os pontos-chave deste programa incluem a monitorização de vulnerabilidade do solo e melhorar a previsão e cooperação internacional, incluindo uma reunião internacional sobre os impactos sociais e económicos de um eventual evento solar de grandes dimensões.

Embora este seja um cenário improvável, uma vez que uma tempestade solar enorme acontece aproximadamente uma vez a cada 500 anos, se ocorrer tudo depende da energia elétcrica poderia entrar em colapso.

No final de outubro um novo estudo realizado por uma equipe internacional de cientistas descobriu que as tempestades solares no Sol-erupções-partículas emitidas poderia afectar no futuro próximo a Terra e seria muito mais poderosa do que se pensava anteriormente.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...