quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ALERTA VERMELHO: Grave tempestade Solar atinge a Suécia

tempestade solar

ESTOCOLMO – As autoridades da aviação sueca emitiram um alerta nível máximo, uma tempestade solar acaba de derrubar todos os seus sistemas de controle de tráfego aéreo, obrigando o país a fechar o espaço aéreo por mais de uma hora. A autoridade da aviação civil relatou que a tempestade solar desta quarta-feira criou perturbações no campo magnético da Terra, o que afetou instalações de radares em todo o sul da Suécia. Não ficou claro se o fenómeno astronómico afectou outros países (em breve teremos maiores informações).


O porta-voz Agência Per Froberg disse que os voos desapareceram dos radares nas torres de controle do tráfego aéreo sueco durante o apagão, que durou cerca de uma hora até 17:30 (16:30 GMT). Froberg relatou que o impacto foi tão grave, que a última vez que algo semelhante aconteceu foi em 1999. Ele não sabe dizer quantos voos foram afectados, mas os principais aeroportos do país listam dezenas de atrasos.

Ilustração

APOLO 11 – A intensa tempestade geomagnética que castiga a Suécia ocorre devido ao intenso bombardeamento pelo vento solar, que na manhã desta quarta-feira chegou a atingir 700 km/s. Somado a isso, foi observado uma série de três ondas de choques geradas pelo vento solar, o que criou uma espécie de transiente que alterou bruscamente a pressão do impacto das partículas na alta atmosfera, com o choque mais intenso sobre a Suécia. Como resultado global, o índice KP que mede a instabilidade na ionosfera do planeta chegou a atingir o nível KP-5, que perdura por mais de 48 horas e deve permanecer elevado por pelo menos mais 24 horas.

1

Ler mais AQUI 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...