segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Asteróide passa raspando na Terra poucas horas após sua descoberta!


16/11/15 - Ele chegou mais próximo do que os satélites geoestacionários, e foi descoberto apenas algumas horas antes de sua máxima aproximação!

Uma pequena rocha espacial descoberta no dia 14 de novembro passou muito perto da Terra, apenas algumas horas depois de ser detectada.

O asteroide 2015 VY105 estava se movendo a uma velocidade de mais de 62.000 km/h quando passou sobre o Oceano Pacífico no dia 15 de novembro de 2015 às 02h47 UTC (11h47 do dia 14 pelo horário de Brasília). Durante essa grande máxima aproximação. a rocha passou a apenas 34.000 quilómetros da Terra, ou seja, mais próximo do que satélites de televisão, satélites meteorológicos e outros tipos de satélites geoestacionários, que orbitam nosso planeta a cerca de 36.000 km acima da superfície.

Órbita do asteroide 2015 VY105. Créditos: NASA / JPL

O Observatório Catalina Sky Survey, no Arizona, foi o primeiro a observar asteróide 2015 VY105. Quando o Minor Planet Center da União Astronómica Internacional anunciou sua descoberta, disseram que se tratava de um asteróide do tipo Apollo, uma classe de objectos que às vezes intercepta a órbita da Terra. O asteróide 2015 VY105 parece ter um tamanho entre 3 e 9 metros de diâmetro.

A Terra foi ameaçada?

Na verdade não (dessa vez). Pelo tamanho do objeto, a maior parte dele iria se desintegrar na atmosfera, gerando uma super bola de fogo impressionante nos céus. E como a superfície do nosso planeta é composta por 70% de água, as chances seriam, caso houvesse alguma colisão do asteróide 2015 VY105, que ela teria ocorrido em algum dos imensos oceanos, e ainda assim, não seria suficiente para gerar tsunamis ou algo parecido.

Ilustração de asteróide próximo da Terra.
Créditos: ESA / P. Carril

Quanto aos nossos satélites, o espaço entre eles é muito grande, o que torna improvável que um deles seja atingido por um objeto, mas claro, não é impossível. Em 2009, os operadores do satélite Iridium 33 perderam comunicação, e algumas horas depois, as agências que rastreiam detritos espaciais encontraram o satélite Iridium 33 em vários pedaços. Ele foi atingido em cheio pelo Kosmos 2251, um satélite russo que estava perdendo altura lentamente.

Em outubro de 2008, um pequeno asteróide chamado 2008 TC3 entrou na atmosfera da Terra e se desintegrou sobre o Sudão, na África, apenas 19 horas após ser detectado pela primeira vez. Seu tamanho era de aproximadamente 4 metros, e não causou nenhum dano. No entanto, vários fragmentos resultantes da explosão na atmosfera foram encontrados na região.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...