terça-feira, 17 de novembro de 2015

Chuva de estrelas das Leónidas atinge intensidade máxima



O nome desta chuva de meteoros resulta dos traços das suas estrelas cadentes parecerem sair dum ponto da constelação do Leão.

A chuva de estrelas das Leónidas atinge esta noite, pelas 22.00 horas, a sua intensidade máxima, embora a atividade decorra até 30 de novembro. "Estamos a prever 10 a 15 meteoros por hora", disse Bill Cooke, da NASA.

Esta chuva de meteoros acontece porque a Terra cruza a órbita do Cometa Tempel-Tuttle: são os restos deste cometa os responsáveis pela chuva de meteoros das Leónidas, indica o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). A cada 33 anos o cometa passa pela parte interior do sistema solar e deixa um rasto de detritos que a Terra atravessa todos os anos, em novembro.

O nome desta chuva de meteoros resulta dos traços das suas estrelas cadentes parecerem sair dum ponto da constelação do Leão. Como esta constelação só começa a nascer depois da meia-noite a nordeste, as observações deverão iniciar-se na segunda metade da noite.

Para as observar, O OAL aconselha "evitar noites nubladas e a poluição luminosa das grandes cidades, e procurar um horizonte desimpedido".

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...