sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Como activar/desactivar a conta Administrador no Windows 10


A gestão do Windows tem vindo a ser melhorada ao longo dos anos e das diferentes versões. Para além de se focarem na gestão tiveram também atenções na segurança.

A separação dos utilizadores e do Administrador permite a garantia da separação de funções e de permissões. Hoje vamos explicar como activar a conta de Administrador no Windows 10.

O percurso que o Windows 10 fez até agora mostram que os utilizadores o adoptaram de braços abertos e que ele soube estar a altura do que era esperado.

No nosso país o Windows 10 está já em perto de um milhão de computadores, o que representa 18% das máquinas que existem no mercado português.

Mas para poder explorar ainda melhor o Windows 10 é por vezes necessário que se tenham permissões adicionais e que nos garantem o acesso a todas as áreas do sistema.

É neste contexto que surge a conta de administrador, que tem plenos poderes para gerir o sistema operativo e as suas permissões. É no entanto importante resistir à tentação que desta conta e mantê-la apenas para momentos realmente necessários.

Activar a conta Administrador

A conta de Administrador não vem activa no Windows 10 e por isso sempre que a quisermos usar temos de a activar. Este é um processo simples e que demora poucos minutos.

Comecem por chamar uma janela de DOS, com permissões de administrador. Para isso escrevam cmd na pesquisa do Windows e vão encontrar como resultado a aplicação de acesso à linha de comandos.

Cliquem com o botão direito do rato e vão ter acesso ao menu de contexto, onde devem escolher a opção Executar como administrador.


Uma vez nessa linha de comando, devem dar executar o comando que apresentamos abaixo. Copiem-no, colem-no e carregue em enter.

net user administrator /active:yes

Este é um comando que demora segundos a ser executado e que deve retornar uma mensagem de sucesso.


Agora que a conta de Administrador está activa é hora de definirem uma palavra passe. Este não é um passo obrigatório, mas é essencial que o façam, por segurança do sistema operativo.

Copiem o comando abaixo e colem-no na janela de DOS que têm ainda aberta. Executem o comando com o pressionar da tecla Enter.

net user administrator *

Durante a execução do mesmo comando vai-vos ser pedida que definam a palavra passe que será usada para aceder à conta de Administrador. Escolham uma palavra passe forte e repitam-na no segundo passo do comando.


De imediato a conta fica disponível para ser usada. Podem fazer logout do utilizador que está a ser usado e escolher a conta de Administrador.

Podem também escolher apenas a conta de Administrador da lista de contas disponíveis no Menu Iniciar.


Não esqueçam que para entrarem na conta de Administrador devem colocar a palavra passe definida antes.

Desactivar a conta Administrador

Da mesma forma como activaram a conta, pode ser necessário desactivá-la do sistema. Esta é uma boa prática que podem ter e que evita problemas de segurança.

Para desactivarem a conta de Administrador só necessitam de dar o comando abaixo numa janela de linha de comando, com permissões de Administrador.

net user administrator /active:no

Mais uma vez o comando deverá terminar com uma indicação de sucesso.


Também aqui a conta é de imediato retirada do sistema, deixando de estar disponível na lista de contas que podem ser usadas.

Esta é a forma simples de activar a conta com maior capacidade dentro do Windows 10. Lembrem-se que apenas a devem usar em situações de necessidade absoluta e que devem desactivá-la logo após a sua utilização.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...