quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Fotógrafo capta raro arco-íris lunar na Islândia


Fenómeno é raro e o próprio autor da fotografia admitiu que não sabia que era possível um arco-íris formar-se durante a noite

Vidir Bjornsson mal conseguia acreditar no que estava a ver. Aliás chegou mesmo a pensar que não passava de um reflexo no vidro do carro. Mas não, o fotógrafo islandês, estava mesmo perante um arco-íris lunar, um fenómeno que não é tão comum como um arco-íris que surja durante o dia.

A fotografia foi captada perto de uma pequena cidade da Islândia, Stykkisholmur, no domingo, cerca das 21:00 locais. "Estava a conduzir debaixo de chuva forte e estava muito vento. Tive de parar o carro porque não estava a acreditar no que estava a ver", recordou Bjornsson, citado pela BBC. O fotógrafo explicou que ele e o amigo que o acompanhava resolveram parar o carro e tentar tirar uma fotografia. "Era também visível um segundo arco-íris lunar, mas é difícil vê-lo na fotografia.

A formação do arco-íris é sempre a mesma, ou seja, surge quando a luz cruza-se com as partículas de água presentes na atmosfera. Neste caso, em vez de ser a luz do Sol, é a luz da Lua a provocar o fenómeno. O facto de ser uma luz mais fraca faz com este tipo de arco-íris seja uma ocorrência muito mais rara. Vidir Bjornsson admitiu mesmo que até ao momento em que tirou a fotografia, não sabia que era possível um arco-íris aparecer durante noite.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...