segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O avião chinês que quer fazer concorrência à Airbus e à Boeing


A China acaba de apresentar o seu primeiro avião de passageiros de longa distância, de fabrico e desenho nacional, que vai competir, na próxima década, com modelos como o Airbus A320 e o Boeing 737. 

Pronto para os primeiros ensaios de terra, o C919 foi apresentado em Xangai, mas o primeiro voo está previsto apenas para o primeiro semestre do próximo ano.

O fabrico do novo avião resulta do conglomerado estatal Corporação de Aeronaves Comerciais da China (COMAC), embora utilizando muitos componentes vindos de fora.

Apesar dos vários atrasos que sofreu o projecto nos últimos anos, fazendo acreditar que o voo inaugural não aconteceria antes de 2017, agora a China garante que as primeiras provas no ar serão já em 2016. O novo avião ‘made in China’ poderá entrar no serviço comercial após três anos de provas de voo, ou seja entre 2019 e 2020.

O C919 vai transportar entre 158 e 174 passageiros, em função das diferentes configurações possíveis, com uma autonomia de entre 4.075 e 5.555 quilómetros.

No entanto, este atraso fará com que o C919 esteja em desvantagem tecnológica face às versões melhoradas, com motores mais modernos que os actuais, dos modelos A-320 e B-737, que entrarão na linha comercial até 2017.

Apostada em entrar no rentável mercado da aviação civil, a China prefere atrasar este primeiro modelo para que nada corra mal e a sua reputação não saia afectada.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...