segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Sabe quantos cabos submarinos existem no mundo?


As infraestruturas de comunicação têm uma elevada importância nas mais diversas áreas da sociedade. Nas comunicações transoceânicas grande parte dos dados entre Continentes passam por cabos submarinos sendo que as ligações por satélite são usadas normalmente num segundo plano, especialmente pela questão da fiabilidade e largura de banda.

Mas sabe quantos cabos submarinos existem afinal no mundo?

Segundo o site TeleGeography, ao todo são 299 cabos que estão activos ou em implementação. Isto significa que cerca de 99% dos dados internacionais fluem por esses cabos garantindo a rápida comunicação das economias à escala mundial.O site disponibiliza imagens em grande escala e também uma versão interactiva.

Os cabos submarinos são mais fiáveis que as comunicações de dados por satélite e garantem também uma maior largura de banda.


O site disponibiliza ainda informações sobre latência, instalação dos próprios cabos, informações sobre quais os cabos mais distantes, como por exemplo o “SeaMeWe-3” que liga a Alemanha à Coreia do Sul numa distância de 35.000 Kms. Mas, através do site, podemos também saber, por exemplo, que o cabo mais profundo está no mar do Japão, a cerca de 8.000 metros.


Curiosos? Está tudo online no site TeleGeography, em CableMap ou então em submarinecablemap.com. Naveguem pelos sites e descubram os cabos que “nos ligam”.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...