terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Asteroide vai passar próximo da Terra na véspera de Natal


As previsões mais catastróficas, que surgem sempre quando há uma notícia idêntica, apontam que asteroide pode provocar tremores de terra e "acordar" vulcões

Um asteroide com cerca de 2,5 quilómetros de largura vai passar muito próximo da Terra na véspera de Natal. Surgiram rumores que esta proximidade - 11 milhões de quilómetros, que ainda ainda é 28 vezes mais longe do que a distância que separa a Lua do planeta - poderia provocar tremores de terra e ainda "acordar" alguns vulcões.

No entanto, estas previsões mais catastróficas não têm qualquer prova científica, pelo que o asteroide 2003 SD220, ou então 163899, deverá ter uma passagem sem provocar qualquer problema à Terra. Se atingisse o planeta, dado o seu tamanho, o asteroide poderia destruir um continente.


ARICEBO OBSERVATORY/NASA/NSF

Este asteroide foi descoberto em 2003 e só será visível para quem tem um telescópio. A NASA avisa que em 2018 o mesmo asteroide deverá voltar a passar junto à Terra, mas mais uma vez não se preveem problemas... pelo menos nos próximos 200 anos, segundo o Daily Mail.

A NASA segue quase 13 mil objetos que passam perto da Terra e 1607 são considerados asteroides potencialmente perigosos.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...