terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Esta ilusão ótica vai deixá-lo cego momentaneamente

Esta ilusão ótica vai deixá-lo cego momentaneamente

Faça o teste e veja se consegue manter os pontos amarelos sempre dentro do seu campo de visão

Esta ilusão ótica vai deixá-lo cego, literalmente. Mas, não se preocupe, trata-se apenas de uma cegueira momentânea. 

Se olhar fixamente para o ponto verde intermitente, enquanto a grelha gira, vai ver que os pontos amarelos desaparecem. A ilusão acaba assim que desvia o olhar do centro. Nessa altura, todos os pontos amarelos vão voltar a estar no local inicial. 

Gostava de saber o que acabou de acontecer? 

Na verdade nenhum dos pontos desaparece nem reaparece, a sua mente é que lhe está a pregar uma partida. Os pontos mantém-se todos no mesmo local desde o início do vídeo, mas o seu cérebro escolhe deixar de os ver. 

O fenómeno é apelidado de “cegueira induzida pelo movimento”. Os cientistas acreditam que a perda de visão momentânea de um elemento dentro do campo de visão se deve a uma falha no sistema de processamento visual. 

De acordo com o Daily Mail, os investigadores da Universidade de Yale acreditam que este truque da mente é uma forma de separar o pano de fundo, que não parece mudar, de elementos potencialmente perigosos. Segundos os cientistas, mais do que uma falha, este é um mecanismo de resposta, funcionando como “uma perceção lógica”. 

“Este desaparecimento pode ocorrer repetidamente, por causa de objetos surpreendentemente salientes, e mesmo quando os indivíduos estão plenamente conscientes sobre as manipulações que estão a acontecer.”


Fonte: TVI24

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...