quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Sistema de bicicletas elétricas nos Estados Unidos conta com tecnologia portuguesa

Esta semana foi apresentado na cidade de Birmingham, Alabama, nos Estados Unidos, um sistema de partilha de bicicletas elétricas chamado Zyp BikeShare. Além de ser o primeiro sistema do género no país, as bicicletas integram tecnologia portuguesa.


Criada pela BikeEmotion (um consórcio de quatro empresas com a Universidade de Aveiro), a tecnologia permite localizar em tempo real cada bicicleta. Assim, o utilizador pode deixar a bicicleta em qualquer local depois de informar a central, que consegue saber onde está a bicicleta.


A tecnologia foi desenvolvida ao longo de quatro anos e está agora a ser utilizada pela Bewegen, a responsável pela Zyp BikeShare.

A Zyp BikeShare é um sistema de aluguer de bicicletas que funciona 24 horas por dia, durante todo o ano. As bicicletas são inteligentes, com sistema de navegação que reconhece as viagens anteriores do utilizador, e tornam a viagem mais confortável.


Para devolver as bicicletas, é necessário entrega-las numa estação de carregamento própria. A tecnologia da BikeEmotion é sobretudo usada nos momentos em que a estação está cheia, pois o utilizador tem de deixá-la noutro local.

Uma aplicação para terminais móveis foi criada para consultar mapas de estações, manter registo do tempo da viagem e até aceder à bicicleta - só membros registados conseguem usar o serviço.

A Bewegen pretende implementar a solução num sistema português pela primeira vez ainda este ano, em Lagoa, no Algarve.

Imagens: Zyp BikeShare.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...