terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Testado um reactor que poderá mudar para sempre a maneira como produzimos energia


Cientistas alemães testam pela primeira vez o reactor estelar, ou "stellarator", que pode converter a energia de fusão, na verdade, o que nos dá uma fonte de energia limpa e barata sem limites.

O reactor estelar Wendelstein 7-X (W7-X), que foi criado num laboratório em Greifswald, na Alemanha, do Instituto Max Planck de Física de Plasma, a fim de manter um plasma muito quente por mais de 30 minutos, tem um gás quente emitido ao longo de uma fracção de segundo, informa o jornal 'Daily Mail'.

O Wendelstein 7-X é um plasma de hélio atinge a temperatura de um milhão de graus. "Estamos muito felizes. Tudo correu conforme o planeado", disse Hans-Stephan Bosch, cujo o departamento é responsável pela operação do reactor estelar.

O próximo alvo para os cientistas, que acreditam que o reactor estelar em forma de rosca peculiar poderá ajudar a produzir energia de fusão e, portanto, fornecer uma fonte inesgotável de energia limpa vai prolongar as emissões de plasma investigar métodos melhorados de produção e aquecimento do plasma de hélio por microondas.

Reactor de Wendelstein 7-X converte isótopos de hidrogénio e hélio funcionam utilizando campos magnéticos para confinar o plasma e obter uma fusão nuclear. O Wendelstein 7-X é considerado como uma alternativa mais confiável para o reactor Tokamak de donut em forma de estrela, inventado pelo cientista russo Oleg Lavrentiev em 1950.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...