sábado, 12 de dezembro de 2015

Tóquio lança esquadrão policial de drones com rede para capturar drones ilegais

Tóquio lança esquadrão policial de drones com rede para capturar drones ilegais

A polícia de Tóquio, no Japão, apresentou um esquadrão de drones equipados com redes que servirão para deitar abaixo outros aparelhos voadores não-tripulados que voem sem autorização.

O novo esquadrão vai patrulhar as zonas interditas ao voo destes aparelhos, «buscando os respectivos operadores e ordenando-lhes que façam aterrar» os seus drones, segundo o Japan Today.

Se algum operador falhar em cumprir a ordem de aterragem, a polícia lançará uma operação de captura com os seus próprios drones, equipados com redes para deter os aparelhos durante o voo ilegal.

O conjunto de drones da polícia servirá para lidar também com ameaças mais sérias incluindo o terrorismo:

«Ataques terroristas com drones que carregam explosivos são uma possibilidade», destacou fonte policial ao site Asahi Shimbun. «Esperamos defender a nação tendo em consideração os piores cenários», acrescentou.

Recorde-se que mais cedo este ano, um homem de 40 anos admitiu ter aterrado um drone com areia radioactiva no telhado do gabinete do primeiro-ministro, Shinzo Abe, num gesto de protesto contra a energia nuclear.

Na ocasião, ninguém ficou ferido ou contaminado, mas a situação expôs a fragilidade de segurança.

O lançamento do esquadrão de drones policiais surge após uma alteração legislativa em matéria de aviação civil, que entrou em vigor esta semana.

A lei estipula que os drones não devem voar acima dos 500 pés (152,4 metros), e também proíbe os drones com peso acima de 200g de voarem em zonas densamente povoadas, o que inclui a totalidade de Tóquio.

As multas aplicadas no seguimento da violação destas regras podem ir até ao meio milhão de ienes (cerca de 3.746 euros).


Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...