segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Vuvuzela – Uma alternativa “estranha” ao TOR


Características como a integridade e confidencialidade da informação são hoje requisitos fundamentais no segmento dos serviços online. Relativamente às plataformas de comunicação, o TOR Messenger destaca-se por garantir o anonimato na Web e, recentemente, ganhou um concorrente de peso!

Vamos conhecer o Vuvuzela.

O projecto TOR é um dos mais populares quando se tem como requisito a privacidade e anonimato na Web (especialmente Deep Web) mantendo o anonimato do endereço IP e da informação que viaja por essa rede.

Recentemente foi apresentado o Vuvuzela, um serviço de mensagens seguro e anónimo que foi criado por um conjunto de investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Este serviço é já apontado como uma alternativa ao TOR Messenger, 2P, e HORNET apesar de funcionar de forma diferente.

Segundo as informações publicadas aqui, o Vuvuzela não recorre tanto à criptografia como o TOR mas, em contrapartida, é gerado mais tráfego, especialmente tráfego “fictício”. Antes do serviço saber a quem entregar a informação, esta passa por vários servidores que enviam tráfego “fictício” para os utilizadores que estão lá ligados, causando assim entropia noutras comunicações.

Quando o servidor sabe a quem entregar, envia uma notificação ao destinatário que, de seguida, tenta recuperar a mensagem a partir de um estilo de mailbox.

Como existe muito tráfego fictício a fluir, um atacante dificilmente consegue saber quem está a “falar” com quem.


É interessante mas…

O conceito é interessante mas, do nosso ponto de vista, introduz um problema grave ao nível da latência. De acordo com alguns testes que já foram feitos, usando servidores da Amazon, a troca de 15 000 mensagens correspondeu a uma latência na ordem dos 44 segundos. Este é um valor quase proibitivo no mundo das comunicações mas foi também apenas um primeiro teste.

We believe these results are encouraging, since they indicate Vuvuzela can scale to a reasonable number of users, and its latency may be acceptable for email-like messaging or chat

Para quem ficou curioso com esta nova “rede de comunicação” pode ler o paper Vuvuzela: Scalable Private Messaging Resistant to Traffic Analysis que está disponível gratuitamente.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...