sábado, 30 de janeiro de 2016

12 anos em Marte: Opportunity aterrou em 2004 para uma missão de 90 dias que ainda dura


Ao longo dos 12 anos de atividade o robô surpreendeu cientistas e o público em geral... e não só devido à longevidade

Foi há 12 anos que o robô Opportunity aterrou em Marte, para uma missão de 90 dias... que ainda dura. O pequeno rover chegou ao planeta vermelho a 25 de janeiro de 2004, três semanas depois do seu gémeo Spirit. Ambos tinham uma esperança de vida de 90 dias marcianos, que superaram largamente: a NASA perdeu contacto com a Spirit em 2009 e o Opportunity ainda funciona.

O Opportunity, do tamanho de um carrinho de golfe, acabou de ultrapassar os dias mais difíceis do seu sétimo inverno em Marte - no planeta vermelho cada ano tem 684 dias (de 24 horas e 39 minutos). Os mais difíceis são os mais curtos, em que o robô recebe menos energia solar.

"O Opportunity ficou muito ativo neste inverno, em parte por que os painéis solares estavam mais limpos que nos últimos invernos", explicou John Callas, do Jet Propulsion Laboratory da Agência Espacial europeia (NASA), citado no site Mars Exploration.

Ao longo dos 12 anos de atividade o robô surpreendeu cientistas e o público em geral e não só devido à longevidade: há dois anos encontrou vestígios de água que foi propícia à vida numa rocha argilosa que a NASA designou Esperança 6.

Nos últimos anos, desde 2011, o Opportunity tem-se dedicado a explorar o lado ocidental da cratera Endeavour. E este inverno está a analisar rochas nos locais onde a Mars Reconnaissance Orbiter, que orbita o planeta, encontrou concentrações de de minerais de argila que se terão formado sob condições húmidas.

E, por enquanto, os trabalhos do robô que aterrou a 25 de janeiro de 2004 ainda não têm fim à vista.


Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...