sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

"Caracol" em Plutão? Imagem nova da New Horizons mostra um objecto misterioso deslizando sobre a superfície do planeta anão

Imagen en alta resolución  AQUÍ.

New Horizons enviou uma das imagens mais intrigantes da superfície de Plutão. Nela um objecto misterioso que parece ser "Deslizante" é visto numa das ranhuras que decoram a planície conhecida como Sputnik Planum. 

Especialistas da NASA acreditam que o objecto cuja aparência lembra um caracol terrestre, poderia ser um "bloco sujo" de água gelada "flutuante" em nitrogénio sólido mais denso e sendo arrastado para a borda de uma célula de convecção. 

A imagem de alta resolução, transmitida para a Terra em 24 de dezembro, foi registada pela Câmara de Reconhecimento de Longo Alcance (LORI), que consegue as vistas de maior resolução de Plutão no coração do Sputnik Planum, as planícies geladas formandas no lado esquerdo da superfície em forma de coração do planeta anão. 

O Sputnik Planum encontra-se a uma altitude mais baixa do que a maioria da área circundante vários quilómetros, mas não completamente plana. A sua superfície é separada em células ou polígonos de 16 a 40 km de largura, e quando visto a ângulos de sol baixo (com sombras visíveis) células são ligeiramente mais elevadas nos seus centros e margens franzidas em diferentes alturas. 

Os cientistas da missão acreditam que o padrão de células deriva-se da lenta conversão térmica de nitrogénio que enche a planície Sputnik. Num tanque é susceptível de ser de vários quilómetros de profundidade em alguns locais, o azoto sólido é aquecido pelo calor interno de Plutão, surge como grandes gotas, e, em seguida, arrefecido e afunda novamente para renovar o ciclo. 

Além disso o objecto em forma de "caracol" que se destaca à primeira vista, um grande "X" no canto inferior direito é outra das características mais marcantes da nova foto. 

De acordo com a NASA, a forma curiosa é o produto de uma antiga encruzilhada quadruplo onde quatro células de convecção se encontram.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...