domingo, 17 de janeiro de 2016

Cientistas japoneses criaram um novo tipo de holograma que pode ser tocado


Pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, construíram uma máquina capaz de transformar hologramas em palpáveis.

Esta invenção do fim do ano passado soma-se a um crescente corpo de protótipos “tele-hápticos” lançado em 2015.

Chamada de “Haptoclone”, a máquina holográfica é composta de duas caixas, uma contendo um objeto e a outra exibindo um holograma desse objeto (seu “clone”).
Se um usuário coloca a mão na segunda caixa para interagir com o holograma, consegue senti-lo, graças a pressão de radiação ultrassônica emitida em sua mão.

A sensação táctil é bastante realista. Uma repórter do site americano Gizmodo experimentou a máquina, dizendo que a bola holográfica com a qual interagiu parecia feita de plástico inflado. Uma outra repórter do site Motherboard que também experimentou o Haptoclone e interagiu com o holograma de uma mão humana descreveu uma sensação “borbulhante estranha” emanando de seus dedos.
Por enquanto, a tecnologia ainda é limitada. Ela só pode emitir um nível “seguro” de radiação ultrassônica, o que significa que o grau de feedback tátil que pode simular é restrito a algo como acariciar levemente um objeto. Ainda não pode emular um aperto de mão ou um abraço forte, por exemplo. [QZ]


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...