sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Esta fita de cabeça diz-lhe se está a treinar da forma mais eficaz

Chip integrado em fita de cabeça fornece composição do suor em tempo real e envia para telemóvel.
Chip integrado em fita de cabeça fornece composição do suor em tempo real e envia para telemóvel.
Cientistas norte-americanos desenvolveram um aparelho integrado numa fita de cabeça que lhe diz se está a treinar da forma mais eficaz. 

Já há uma quantidade de “gadjets” no mercado que prometem medir em tempo real uma série de parâmetros dos desportistas, mas nunca foram além da medição dos batimentos cardíacos ou número de passos, seja através de pulseiras ou fitas corporais. Segundo a Nature, cientistas norte-americanos conseguiram agora desenvolveram o primeiro aparelho que pode ser usado para determinar, a partir do suor, os níveis de hidratação corporal e de fadiga muscular.

Os cientistas da Universidade de Stanford e da Universidade de California-Berkeley estão otimistas quanto à utilidade do aparelho, aplicado numa fita de cabeça, que pode ter impacto junto de atletas e médicos, visto que este “gadjet” consegue analisar a composição do suor em tempo real e enviar os dados para um smartphone. 

“Os sensores de suor convencionais envolvem geralmente emplastros eletrónicos que são retirados para análise química subsequente por máquinas independentes e que não podem ser usadas”, explicou John Rogers, à The Verge. 

A análise do suor baseia-se em sensores eletrónicos que são ativados mediante níveis determinados de sódio, potássio, lactato e glucose presentes no suor, medindo também a temperatura corporal. Tudo junto permite saber até que ponto o treino está a ser eficaz ou o organismo está a entrar em stress que pode, em determinadas circunstâncias, ser perigoso para a saúde. 

Por ser suficientemente pequeno para ser usado numa fita de cabeça e poder comunicar em tempo real e sem fios com um smartphone, os cientistas acreditam que poderá acabar por ser incorporado num smartwatch mas, para já, ainda não há parceiro comercial para qualquer projeto.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...